Ementas das Disciplinas

Apresentamos o conteúdo das ementas das disciplinas do PPGTAS.

Ementas das disciplinas PPGTAS

  EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS – PPGTAS – 2021
CÓDIGO DISCIPLINA EMENTA
          DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
TAS503 SEMINÁRIOS DE PESQUISA Tópicos diversos com enfoque em Tecnologia, Empreendedorismo, Recursos Naturais, Meio ambiente e Sociedade. Sustentabilidade nas ciências naturais, nas ciências humanas e nas ciências exatas;
TAS506 ESTÁGIO DE DOCÊNCIA Planejamento e estratégias de aprendizado prático e aplicado à coleta, organização/apresentação de aulas. Obtenção, por parte dos acadêmicos, de uma postura proativa que favoreça a descoberta e aprimoramento da sua temática de estudo. Oportunidade de participação dos alunos em atividades voltadas para a elaboração, avaliação de aulas na graduação.
TAS508 PROFICIÊNCIA EM INGLÊS Leitura de textos em língua inglesa atuais e de características técnico-científicas Tradução de Textos em língua inglesa técnicos-científicos Interpretação de textos em língua inglesa de natureza técnico-científica.
TAS599 PESQUISA ORIENTADA Compreende a elaboração e desenvolvimento do Plano de Estudos, do Projeto, desenvolvimento do projeto, Seminário de Pesquisa, Exame de Qualificação, defesa da Dissertação, todos com a devida orientação do Docente Orientador, e entrega final pelo Discente da Dissertação aprovada/corrigida na PRPPG.
TAS509 EXAME DE QUALIFICAÇÃO Para conclusão do mestrado profissional, o discente deverá integralizar no mínimo 24 (vinte e quatro) créditos, sendo 12 (doze) créditos em disciplinas optativas e 12 (doze) créditos em disciplinas obrigatórias, além de ser aprovado no exame de proficiência de língua inglesa, para então realizar a qualificação. Depois submeter artigo e defesa da dissertação.
          DISCIPLINAS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 
TAS501 ESTATÍSTICA APLICADA Estatística Descritiva. Probabilidades. Distribuição binomial e normal. Correlação e Regressão Linear. Testes de hipóteses e Análise de Variância (ANOVA). Testes de média. Teste do qui-quadrado e teste F.
TAS504 AMBIENTE, TECNOLOGIA E SOCIEDADE Concepções de ambiente, Recursos Naturais e ambiências humanas. Tecnologia: Natureza, concepções, diversidades e perspectivas. O advento da sociedade tecnológica. Sofisticações tecnológicas, mercado, consumo, ideologia e poder. Estrutura social, política, cultural, econômica e tecnologia.
TAS505 FILOSOFIA E ÉTICA DA CIÊNCIA Fundamentos sócio-históricos da Ética. Perspectiva histórica da ciência. Teoria, Epistemologia e Métodos. Ciência e Ética.
TAS507 TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO, GESTÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS Elaboração e técnicas de projetos em Tecnologia, Ambiente e Sociedade. Conhecimento Científico e Ciência. Métodos Científicos. Fundamentos e Métodos de projetos de pesquisa: Fatos, teorias, leis, hipóteses e Variáveis de pesquisa. Ética em pesquisa. Técnicas de Pesquisa. Análise das etapas de um projeto de pesquisa.
          DISCIPLINAS ELETIVAS
TAS601 DESENVOLVIMENTO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Conceitos básicos. O desafio de sistemas de informações. O papel estratégico de sistemas de informações. Sistemas de informações e o suporte à tomada de decisão. Gerenciamento dos recursos de informação. Sistemas em rede e as implicações organizacionais. O processo de desenvolvimento de sistemas de informação. Avaliação de sistemas de informação.
TAS602 ELABORAÇÃO, GESTÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS Técnica de elaboração de projetos em Tecnologia, Ambiente e Sociedade. Fundamentos e Métodos de projetos de pesquisa. Análise das etapas e técnicas de um projeto, abordando seu escopo, prazo, custo e qualidade.
TAS603 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E NOVOS MATERIAIS Relações entre ciência, tecnologia, desenvolvimento econômico e social. O processo de inovação tecnológica: da ideia ao produto. Ciclo de vida do produto. Contratos de transferência de tecnologias: exploração de patentes, uso de marcas, fornecimento de tecnologia, desenvolvimento de novos materiais, prestação de serviços de assistência técnica e científica. Propriedade intelectual, propriedade Industrial e capital intelectual. Patentes: definições, pedidos e vigência. Financiamentos para Ciência, Tecnologia e Inovação. Inovação e Empreendedorismo. Spin-offs.
TAS604 GESTÃO DO CONHECIMENTO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA A Sociedade da Informação e do Conhecimento. Diferenciando o dado, a informação, o conhecimento e a inteligência. Organizações do Conhecimento. Fundamentos e objetivos de processos de Gestão do Conhecimento (GC). Dimensões da GC. Gestão do Conhecimento (SGC). Ferramentas. Concepção e implantação de um SGC. Conceitos de Ciência, Tecnologia e Inovação; Modelos de Mudanças Tecnológicas; Estratégias de inovação das empresas; Formas de acesso à tecnologia; Cooperação entre produtores e utilizadores do conhecimento; Planejamento de Tecnologia. Avaliação Tecnológica; Proposições para uma empresa inovar; Indicadores de Ciência e Tecnologia e Inovação.
TAS605 MODELAGEM DE FENÔMENOS E MÉTODOS MATEMÁTICOS APLICADOS Equações diferenciais ordinárias (EDO): Soluções por séries; funções especiais; sistemas de equações diferenciais ordinárias; Equações diferenciais parciais (EDP): definindo condições de contorno; método de separação de variáveis; Fourier e Laplace. Soluções numéricas para Equações Diferenciais. Utilização de programas computacionais dispondo de bibliotecas especializadas para soluções analíticas e numéricas de EDO e EDP.
TAS606 GESTÃO E MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS Usos múltiplos, disponibilidade e controle de água. Sustentabilidade hídrica e ambiental. Interface entre gestão ambiental e gestão de recursos hídricos. Princípios econômicos, sociais e políticos para gestão de recursos hídricos. Modelos de gestão em recursos hídricos. Histórico e contexto brasileiro da gestão de recursos hídricos. Aspectos legais e institucionais do gerenciamento de recursos hídricos. Instrumentos de implantação da política nacional de recursos hídricos. Planos diretores de recursos hídricos. Enquadramento dos corpos d’água. outorga pelo direito de uso. Cobrança pelo uso da água. Sistemas de informações em recursos hídricos.
TAS607 RECURSOS HÍDRICOS E IMPACTOS AMBIENTAIS O meio ambiente. A terra e a biosfera. Água e ciclos de materiais. Impacto das atividades humanas no ambiente. Diagnósticos. Parâmetros de medida. Modelos e projeções. Resíduos. Aspectos econômicos. Legislação. Fiscalização. Ecodesenvolvimento. Noções básicas de ecossistemas. Ciclos naturais. Influência do homem nos ecossistemas naturais. Impactos ambientais. Ações corretivas em ecossistemas afetados pelo homem. Cobertura florística. Regargas artificias. Correção de regimes hídricos. Desenvolvimento sustentável. Estudos de ImpactoAmbiental e RIMA.
TAS608 MÉTODOS ANALÍTICOS APLICADOS À TOXICOLOGIA E POLUIÇÃO Introdução à Toxicologia e ao controle da poluição. Métodos analíticos empregados (Cromatografia Líquida, Cromatografia gasosa) ICP-MS, preparo de amostras (microextração em fase sólida, extração líquido líquido, head space). Amostradores de grande volume para captação de material particulado do ar.
TAS609 GESTÃO AMBIENTAL E TECNOLOGIAS LIMPAS Programas de Gestão Ambiental. Legislação Ambiental. Sistemas e Instrumentos de Gestão Ambiental. Análise de gestão ambiental. Políticas de desenvolvimento integrado. A Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) e o Licenciamento Ambiental como instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6938/81). Características dos impactos ambientais. Etapas e elementos constituintes da AIA. Avaliação de Impacto Ambiental em Minas Gerais como instrumento de gestão e licenciamento ambiental. Os Termos de Referência. A elaboração do EIA/RIMA. Estudos de caso e análise crítica. Previsão e Avaliação de Impactos. Principais métodos usados na avaliação de impacto ambiental. Licenciamento Ambiental e AIA. A AIA e os (outros) estudos ambientais no sistema de licenciamento ambiental de Minas Gerais – Relatório de Controle Ambiental (RCA), Plano de Controle Ambiental (PCA), Relatório de Avaliação de Desempenho Ambiental (RADA). Audiência pública e Licenciamento Ambiental. Estudos de casos, simulações e análise crítica. Análise de Risco e Estudos Ambientais. Tecnologias limpas e sua relação com a viabilidade social, econômica e ambiental das empresas. Metodologias de implantação de tecnologias limpas. Certificação de processos e tecnologias limpas. Políticas de desenvolvimento integrado. Base legal e institucional para a gestão ambiental.
TAS610 GEOLOGIA E GEOFÍSICA AMBIENTAL Discutir os fundamentos de Geologia e Geofísica Ambiental
TAS611 MARKETING E ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Fundamentos de marketing; macromarketing: políticas públicas e regulação, justiça distributiva, marketing e desenvolvimento, marketing e qualidade de vida, consumo responsável e sustentável; ética em marketing: fundamentos conceituais, modelos e aplicações; marketing social: fundamentos conceituais, modelos e aplicações; pesquisa em marketing para a sociedade; pesquisa acadêmica em marketing e sociedade. Noções de marketing eletrônico. Os objetivos e a estratégia tecnológica da empresa; a globalização e a condicionante tecnológica; a importância da inovação sustentável para a competitividade e inserção internacional; planejamento, P&D e estratégia; avaliação da competência tecnológica da empresa; O modelo de Porter e a estratégia tecnológica; inteligência competitiva e tecnológica; integração entre P&D, produção e marketing; gerenciamento de alianças tecnológicas; estratégia de gestão de fontes de informação tecnológica; avaliação do desempenho inovador; internacionalização, tecnologia e competitividade para o desenvolvimento sustentável.
TAS612 POLÍTICAS PÚBLICAS, ECONOMIA E TECNOLOGIA Políticas Sociais, Teoria do Estado, Orçamento Público, Desenvolvimento Econômico, Movimentos Sociais, Gestão, Mercadoria, Trabalho, Alienação, Fetichismo, Reificação, Dinheiro, Capital, Capital a juros, Capital Fictício, Tecnologia, Precarização, Informalidade Laboral, Novas tecnologias, Educação, Ideologia e Poder.
TAS613 SISTEMAS PRODUTO-SERVIÇO Conceito de sistema produto-serviço como um sistema ativo integrando tecnologias, serviços e pessoas para satisfazer necessidades dos consumidores com menor risco ou impacto adverso sobre a sociedade e o ambiente do que as forma tradicionais de produção e consumo, propiciando soluções de desenvolvimento social, industrial, ambiental, e economicamente sustentáveis. Desenvolvimento de serviços e processos. Sistemas como modelo de reflexão. Projeto de sistemas produto serviço.
TAS614 TÓPICOS AVANÇADOS EM TECNOLOGIA E SOCIEDADE BRASILEIRA Relação social capital, forças produtivas, evolução tecnológica, sociedade brasileira, economia, política, cultura, história e vulnerabilidade societal.
TAS615 ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA E NOVOS NEGÓCIOS Estudo da viabilidade técnica e econômica (EVETEC) aplicados aos projetos e novos negócios na área de ciência e tecnologia. Desenvolvimento da aplicação de técnicas da orçamentação de capital e de técnicas de estruturação de fluxo de caixa apropriado para análise e avaliação econômica de investimentos de capital nas áreas de ciência e tecnologia. Técnicas de avaliação de oportunidades na renovação e substituição de ativos. Estimativas do dos benefícios de empreendimentos tecnológicos, a partir do uso de conceitos de excedente econômico e teoria da firma.
TAS616 COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA Processos de elaboração de texto científico e de divulgação científica. Apresentação oral e/ou em congressos de tese, dissertações, artigos e pôster. Submissão para revistas científicas. Tecnologias aplicadas à produção científica.
TAS617 TÓPICOS ESPECIAIS EM BIOTECNOLOGIA APLICADA ecnologias atuais – Processos Biotecnológicos.ELISAELETROFORESEEXTRAÇÃO DE PROTEÍNAS, DNAWESTERN BLOTIMUNOFLUORESCENCIACITOMETRIA DE FLUXOPCR EM TEMPO REALHPLCESPECTROMETRIA DE MASSA
TAS618 TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA Ementa livre de acordo com o interesse do aluno.
TAS619 GEOLOGIA E GEOFÍSICA APLICADA A ÁREAS DE RISCO Formação da Terra, Escala de Tempo Geológico, Placas Tectônicas, Deriva Continental, Formações Geológicas, Fraturas e Falhas, Rochas e Minerais, Classificação dos Solos, Tipos de Aquíferos, Geotermometria, Engenharia Geotécnica, Geologia de Engenharia, Resistividade e Condutividade Elétrica, Métodos Geofísicos, GPR – Grounding Penetration Radar, Sondagem Elétrica Vertical (SEV), Caminhamento Elétrico (CE), Sondagens em poços, Áreas de Risco, Riscos Geológicos, Riscos Ambientais, Riscos Antrópicos, Tipos de Deslizamento, Planos Diretores, Códigos de Obras, Técnicas de estabilização e contenção, Monitoramento de áreas de risco, Mapeamento de Áreas de Risco.
TAS620 MATERIAIS POLIMÉRICOS E NANOTECNOLÓGICOS Polímeros, blendas e materiais compósitos poliméricos. Reações de polimerização. Caracterização de polímeros e suas relações estrutura-propriedades.
TAS621 TÓPICOS AVANÇADOS EM MÉTODOS MATEMÁTICOS E TECNOLÓGICOS Números Complexos e Funções Analíticas.2. Equações de Cauchy-Riemann e Funções Harmônicas.3. Integração, Teorema de Cauchy-Gousart e Fórmula Integral de Cauchy.4. Séries de Taylor e Série de Laurent. Teorema dos resíduos e aplicações.5. Séries de Fourier e Aplicações de Séries de Fourier a problemas de contorno.6. Integral de Fourier e aplicações.7. Transformada de Fourier e aplicações em física, engenharia.8. Funções Especiais em métodos matemáticos9. Equações Diferenciais com funções especiais10. Equações Diferenciais não lineares e sistemas não lineares
TAS622 QUÍMICA AMBIENTAL  Não ofertada
TAS623 TRABALHO, AMBIENTE E SOCIEDADE Não ofertada
TAS624 RECURSOS COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO O uso da calculadora no ensino. Planilhas eletrônicas. Ambientes gráficos. Ambientes de geometria dinâmica. Sistemas de computação algébrica. Ensino a distância. Pesquisas eletrônicas, processadores de texto e hipertexto. Critérios para seleção de recursos computacionais no ensino.
TAS625 MICROBIOLOGIA AMBIENTAL Morfologia, citologia e fisiologia de fungos e bactérias. Presença dos microrganismos no ambiente.
TAS626 TRABALHO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE Trabalho e relações sociais. Processo de produção: processo de trabalho e processo de valorização. “I Revolução Industrial”. Processo de produção especificamente capitalista: maquinaria e grande indústria. “II Revolução Industrial”. Métodos particulares de produção no Século XX: especificidade do taylorismo, fordismo e ohnoismo/toyotismo. Processo de produção nas últimas décadas: novas tecnologias, microeletrônica e relações sociais. Trabalho intelectual. Serviços.
TAS627 HIDROLOGIA APLICADA E CONSERVAÇÃO DE SOLOS Ciclo hidrológico, Bacias hidrográficas, SIG aplicado a recursos hídricos, Modelos hidrológicos, Ciclo hidrossedimentológico, Conservação de solo e água, Modelos hidrossedimentológicos, Modelos hidráulicos de previsão de cheias, Modelos de qualidade da água, Pegada hídrica.
TAS628 POLÍTICAS PÚBLICAS E FINANCEIRIZAÇÃO Políticas Púbicas, Orçamento, Dívida pública, Fundo Público, Estado, Crise, Ciclos Econômicos, Financeirização das Políticas Sociais, Processo de Financeirização da Educação Superior, Processo de Financeirização da Saúde, Processo de Financeirização da Previdência Social, Processo de Financeirização da Habitação, Processo de Financeirização do Saneamento básico.
TAS629 GEOMORFOLOGIA APLICADA À ANÁLISE AMBIENTAL 1 – A evolução da Geomorfologia como ciência; escalas espacial e temporal de análise geomorfológica. 2 – Os modelos clássicos e contemporâneos de evolução do relevo continental, em perspectiva conciliatória; as formas de relevo: gênese, evolução e modificação da paisagem e do espaço geográfico. 3 – Processos geomorfológicos aplicados a estudos de erosão do solo, medidas de proteção e conservação: erosão (conceitos e definições, processos, condicionantes e resultantes). Os movimentos gravitacionais de massa: tipologia, fatores desencadeantes e condicionantes. 4 – Dinâmica fluvial: o canal fluvial (definições, geodinâmica e feições associadas à elaboração do vale fluvial); enchentes, inundações e alagamentos. 5 – Geomorfologia aplicada ao planejamento regional, com ênfase na análise da produção do espaço urbano em países subdesenvolvidos: suscetibilidade à ocorrência de escorregamentos e inundações e a vulnerabilidade das populações aos fenômenos.Trabalho de campo com carga horária de 8 horas aula.
TAS630 PROSPECÇÃO E MAPEAMENTO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS Ciclo hidrológico. A disponibilidade de água na Terra e a utilização das águas subterrâneas. O movimento das águas subterrâneas (lei de Darcy, tipos porosidade e permeabilidade). Noções de hidrologia. Noções de geologia (tectônica de placas, ciclo das rochas, tipos de rochas e sedimentos). Tipos de aquíferos. Hidrogeologia dos meios homogêneos e heterogêneos. Noções de cartografia e topografia. Prospecção e mapeamento das águas subterrâneas (métodos geofísicos, métodos isotópicos, métodos de sensoriamento remoto e geoprocessamento aplicados à hidrogeologia).
TAS631 ENERGIAS RENOVÁVEIS Quadro institucional do setor de elétrico. Princípios da energia renovável. Energia renovável, desenvolvimento sustentável e meio ambiente. Relações do setor de energia com a sociedade e economia. Balanço e matrizes energética e elétrica. Energia Hidrelétrica. Energia Solar. Energia Eólica. Energia de Biomassa – Resíduos Urbanos.